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Para quem não sabe foi no laboratório de Jean Piaget que a teoria da Interdisciplinaridade foi gestada ao final dos anos 60. Foi o pedagogo suíço (1896 a 1980) que cunhou o termo Transdisciplinaridade para possibilitar a transgressão dos principais paradigmas fechados das ciências convencionais da época.
Algumas idéias importantes do autor:
" Os fenômenos humanos são biológicos em suas raízes, sociais em seus fins e mentais em seus meios".
Considero muito importante compreender que somos seres biológicos como ponto de partida para compreender a complexidade humana. Como mostra Maturana o amor é capacidade de aceitação do outro na convivência e isso é constitutivo do ser vivo.
"O professor não ensina, mas arranja modos de a própria criança descobrir. Cria situações-problemas".
E aqui temos uma discussão tão em voga hoje: os interesses dos como motivadores da organização pedagógica. E por quê? Entendo que ninguém aprende nada que não tenha provocado uma alteração devido a incorporação de um novo saber, ele passa a fazer parte do sujeito. Para que isso aconteça é preciso estabelecer situações que estabeleçam significados e que co-movam o aprendiz.
"A principal meta da educação é criar homens que sejam capazes de fazer coisas novas, não simplesmente repetir o que outras gerações já fizeram. Homens que sejam criadores, inventores, descobridores. A segunda meta da educação é formar mentes que estejam em condições de criticar, verificar e não aceitar tudo que a elas se propõe."
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